quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Counter Pressure: Pronto e aprovado.

  
  O Counter Pressure está pronto, testado e aprovado.
  Demorei apenas poucas horas para montar, meio dia para encontrar as peças e 30 segundos para encher uma garrafa.
  A grande sacada na hora de montar é escolher uma válvula de ajuste fino na saída da purga lateral. É por lá que consegui regular a velocidade de entrada da cerveja.
  Se a cerveja entra muito rápido acaba espumando muito. Sendo assim, temos que regular a purga de modo a não ser muito demorado, nem a gerar espuma.
  A operação é simples: Consiste em expulsar o oxigênio de dentro da garrafa, pressurizá-la e depois abrir a válvula da cerveja que vai entrando conforme você alivia a purga.
  Não é tão difícil quanto parece lhe dar com as 3 válvulas. Até porque você não mexe nelas simultâneamente.
   Encontrei recomendações de utilizar com uma pressão um pouco maior da que carbonatamos, assim a perda de gás é mínima. Além da cerveja estar gelada.
  Gastei R$ 90,00 para fazer, mas acredito que em um grande centro fique mais barato.
  Usei cano de cobre, mas vou colocar um de inox em breve pois não encontrei onde moro.
  Ainda quero testar o Beer Gun de um colega meu e tirar a dúvida de qual é melhor.
  Uma coisa é certo: O Counter Pressure é uma boa escolha.
 
 
 

2 comentários:

  1. Rogério, nunca ví um desses em ação. Mas me pareceu bem interessante. Quanto você gastou no total para contruir esse equipamento? Se entendi bem, você vai carbonatar a cerveja no keg e logo em seguida usar o equipamento para encher a garrafa. Em relação à carbonatação, você tem que colocar um pouco mais de gás do que normalmente colocaria, considerando que vai perder um pouco entre encher a garrafa e colocar a tampinha? Você faz o processo com a cerveja gelada, para perder menos gás?

    Até mais, abraço.

    http://blackbrewer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gastei R$ 90,00 com o tubo de cobre, o ideal é de inox, mas não achei onde moro.A idéia é essa mesma, carbonatar no keg e encher a garrafa. Ainda não ví ninguém falar que perder gás. A perda de carbonatação deve ser mínima visto que a cerveja vai estar gelada e a garrafa pressurisada.
    Abraços.

    ResponderExcluir

http://pxtocervejas.blogspot.com/