quarta-feira, 9 de março de 2011

Carbonatação da Oktoberfest


            Depois de 30 dias parei a maturação e resolvi testar a carbonatação forçada.
            Coloquei 10 litros no Post Mix e os outros 10 litros engarrafei com priming mesmo. Quero ver se vai ter diferença de sabor entre os dois métodos.
            No priming usei 7,2 g/l de açúcar refinado. Fiz uma solução com água de modo a colocar 10 ml em cada long neck.
            Para o Post Mix usei uma pressão de 0,85 kgf/cm2 para um volume de CO 2 na cerveja de 2,7 l. Usei o site http://hbd.org/cgi-bin/recipator/recipator/carbonation.html?11375875#tag para o cálculo da pressão a ser utilizada. 
            O método é simples: Duas ou três vezes por dia dar uma calibrada no CO 2 de forma a manter esta pressão até o momento em que ela estabilizar.
            Pelo que andei pesquisando uns 4 dias é suficiente. Dá até para agilizar um pouco balançando o barril, no entanto dizem que não é aconselhável.
            Para quem esperou 45 dias, uns dias a mais não faz diferença.
            No final ela ficou assim:
                           
       
             O aroma levemente maltado equilibrou com o sabor dos maltes Viena e Munich. Ficou como eu gostaria. O IBU ficou na medida e os lúpulos que escolhi ficaram bem discretos.
             Mas a carbonatação... Não gostei. Achei baixa. Não deu aquela sensação refrescante. Conversei com algumas pessoas mais experientes e acho que realmente eu deveria ter carbonatado com mais pressão. No mínimo 1,5  kgf/cm2 de CO 2 na próxima vez.
            Tá certo que é a carbonatação indicada para o estilo, mas  acredito que é melhor fazer algo ao nosso gosto que ficar se amarrando em características de estilos.
              Mas deu boa !!! Foi uma das mais saborosas que fiz até agora.

4 comentários:

  1. Parabéns!!! Topa fazer um intercâmbio de cervejas? Assim que alguma das minhas ficar pronta eu posso te enviar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa idéia Claudio. Vai ser um prazer.
    Me passa teu endereço. Tenho umas 3 prontas.
    Pode mandar pelo e-mail que te enviei da outra vez. Se não tiver ele gravado me dá um toque.
    Até mais.
    Rogério

    ResponderExcluir
  3. Velho, tezão esse teu keg!
    Onde vc arranjou um desses??

    abraco!

    ResponderExcluir
  4. Beleza Bruno ?!?!
    Comprei do Romero (Recbrew) lá de Recife. Ele achou alguns em um ferro velho e nos ajudou a coprar. São de 10 l. Bem legal mesmo.
    Até mais e valeu pela visita.

    ResponderExcluir

http://pxtocervejas.blogspot.com/