segunda-feira, 28 de março de 2011

Weizenbock 2 - PXTO n° 8


Dos 7 estilos diferentes que fiz até agora, vou repetir cada um deles. Agora melhorando alguns aspectos que achei necessário para eliminar eventuais falhas.
Neste sábado fiz a segunda leva da Weizenbock. Como gostei muito da primeira preferi apenas modificar a rampa de brassagem para torná-la um pouco mais encorpada e adicionar mais lúpulo para equilibrar com o corpo.
Aqueci a água em 48 °C e coloquei o malte. Continuei o aquecimento até 55 °C e mantive assim por mais 20 min. Depois 68 °C por 60 min. e mash out com 10 min. em 78 °C.
Usei um mix de malte de Trigo com Trigo Munich. O trigo munich é mais escuro e com um leve sabor de torrado – bem leve mesmo. Só percebo que ele é menos doce que o trigo convencional.
Trigo munich, Caraaroma, Vienna e Trigo.
 Para amargor usei o Halleartauer Perle, acho que seu tom picante cai muito bem em numa Weizenbock.

3,0 kg malte trigo
0,8 kg trigo munich
1,80 kg Vienna
0,80 kg Munich Malt
0,40 kg Caraaroma
15 g Halleartauer Perle 60 min.
7 g Hallertauer Teradittion 40 min.
5 g Hallertauer Teradittion 15 min.

WB – 06 para fazer o milagre da transformação.

            Não tive muita paciência para fazer a lavagem, 30 min nessa etapa parece uma eternidade, mas no final a OG bateu. Sei que não é o ideal pois pode comprometer a eficiência, mas prometo me educar na próxima.
Mosto no meio da lavagem
             Por fim fervura intensa por 60 min.
Fervura nervosa !!!
             Logo nas primeiras duas horas de fermentação a levedura ficou louca. Atividade total.
           A fermentação vai ficar por conta da temperatura ambiente mesmo. A banana deve ficar nítida como manda o figurino. Aqui deve estar fazendo uns 20 graus na sombra, então vai dar tudo certo.
             Agora é esperar e ver o resultado.